
Os Eclipses Lunares sugerem-nos o fim de algo, o culminar ou ponto máximo de alguma coisa e, por conseguinte, a sensação de que algo se vai revelar.
Principais aspectos astrológicos de 14-19 de Julho de 2019:
Entre os dias 15-17 (manhã), a Lua faz uma conjunção a Saturno (estruturas, rigidez, karma), ao Nodo Sul (passado, raízes, padrões repetitivos, zona de conforto) e a Plutão (transformação, morte, poder) em Capricórnio, e uma oposição a Vénus (valores, relações, partilha, desejo de dar e receber amor), ao Nodo Norte e ao Sol (auto-expressão, identidade, individualidade) em Caranguejo.
O que significa tudo isto?
Temas relacionados com acção/consequência (karma), materialização (Saturno) de algo escondido profundamente no nosso inconsciente (Plutão), tranformação de estruturas enraizadas, quebra de padrões ou de formas de agir, são trazidos à luz com o eclipse para que possamos ter consciência e tomar a opção de fazer a mudança necessária… Este eclipse tem o potencial de trazer à superfície e tornar real o que de profundo está em nós e que necessita de transmutação. Quer seja na carreira, nos relacionamentos, na família, nas nossas próprias memórias, nos nossos padrões de acção automática. Estejamos disponíveis para “ver” o que temos na nossa sombra, aceitar, integrar e avançar sem medo, julgamento, em prol de uma vivência mais autêntica, nutritiva dos valores universais e compassiva connosco.
O eixo Caranguejo/Capricórnio remete-nos para o tema da segurança emocional/segurança nas estruturas que construímos com o nosso esforço e trabalho; na nossa nutrição e a nossa ambição. Se estivermos conscientes das nossas acções e do que “plantámos”, então estaremos preparados para tudo o que daí resultar. Mas se estamos a viver contra a nossa essência e aquilo que nos nutre, mesmo que seja em prol de construir algo seguro para o futuro, sentiremos a sua influência como um despoletar de situações de crise interna a solicitar-nos um olhar profundo sobre nós mesmos.
É importante sabermos seguir a nossa direcção de vida com determinação e ambição, integrando nesse caminho a nutrição dos nossos valores, das nossas raízes, das nossas emoções. É importante mergulhar no nosso inconsciente, por muito doloroso que possa parecer e possamos integrar, aceitar e avançar de uma forma mais genuína, verdadeira e autêntica.
Não é um processo imediato… não é a noite ou os dias que sucedem ao Eclipse Lunar que vão resolver o que temos para resolver ou mudar. Não será igualmente o Eclipse Lunar que fará ganharmos a força e a vontade para enfrentar os nossos medos já hoje. Tudo requer tempo e é por isso que Saturno, senhor do tempo e do karma, tem a sua importância neste eclipse, sendo o regente de Capricórnio.
Por estes dias, Saturno encontra-se em oposição a Vénus a qual, de seguida, fará igualmente oposição ao ao Nodo Sul e Plutão. As relações, quer de amizade, companheirismo, parceria, casamento, estarão em evidência e as próximas semanas ou meses poderão solicitar mudanças para que possamos viver de outra forma o relacionamento com o outro (caso não o estejamos a fazer respeitando a nossa essência).
Saturno dá o tempo, mas avalia bem as acções desenvolvidas nesse tempo. Fazer uso dos valores de nutrição, afeição, amor e ligação emocional na prossecução de objectivos e construção de estrutura é imprescendível.
No final da semana, teremos Mercúrio a ingressar novamente em Caranguejo, onde esteve pela última vez em Junho, podendo conduzir-nos a rever ou revisitar algo que não ficou concluído ou o reavivar de uma memória para analisarmos numa nova perspectiva.
Aproveite este eclipse para usufruir de momentos em contemplação ou análise de si mesmo (a), com honestidade e transparência e, sem julgamentos, procure avaliar como tem vivido a sua vida e se está de acordo com a sua essência e a sua verdadeira natureza.
Todos as influências mencionadas terão maior ou menor intensidade consoante o próprio mapa natal de cada pessoa e os aspectos que possam aí registar, pelo que não invalida uma análise personalizada.