
Este mês tem vindo a desenrolar-se sob a influência de vários aspectos e ligações entre os planetas que parecem, por um lado, fazer-nos acreditar que estamos no caminho da realização dos nossos sonhos como, por outro lado, parecem criar uma pressão intensa e sensação de uma limitação imposta.
Mercúrio, planeta ligado à comunicação e aprendizagens, ingressou no dia 4 no signo de caranguejo, em out-of-bounds, tornando a nossa expressão mental e uso da palavra muito mais emocional e imprevisível.
Marte, planeta da acção, já posicionado em caranguejo, concentra o foco da sua energia na família e no que nos nutre, nos dá aconchego, num apego às nossas memórias que nos dão segurança e protecção. Uma acção reservada e contida, abafando o seu ímpeto natural de movimento impulsivo. Ou aparentemente… O ingresso de Vénus em Gémeos no dia 9 vem dar alguma leveza e vontade de socializar, amenizando a energia mais introspectiva em destaque no signo de caranguejo.
Nos dias 9 e 10 é possível que nos tenhamos sentido mais confusos, em dúvida, com dificuldade em distinguir o que é real do ilusório. A quadratura Sol-Neptuno/oposição Sol-Júpiter indicam possíveis egos exacerbados, moldados pela ilusão ou uma fé desmedida, ou então, falta de visão e clareza sobre nós próprios e a nossa individualidade. Onde está a verdade? Em nós ou nos outros? Estamos a enganar-nos com elevadas expectativas ou estamos a deixar-nos enganar?
Estes últimos dias não têm sido claros e estamos a caminhar para um aumento da tensão. Entre os dias 13 e 21 de Junho ocorrerão um conjunto de alinhamentos importantes de salientar. Desde a oposição Marte-Nodo Sul/ Marte-Saturno/ Mercúrio-Saturno-Nodo Sul-Plutão, a 2ª quadratura Júpiter-Neptuno,… Sem entrar em demasiados pormenores astrológicos, numa linguagem simbólica que não é compreendida por todos, os aspectos sugerem o seguinte:
- sensação de bloqueio na nossa acção;
- necessidade de enfrentar à força posições de autoridade ou sensação de que pretendem exercer controlo ou poder sobre nós;
- tensão ligada à comunicação, à realização de acordos que envolvam documentos;
- confusão e falta de clareza sobre a verdade;
- vontade de realizar os sonhos e prosseguir pelos nossos objectivos, mas sendo confrontados com a necessidade de cumprir com as regras;
- sentimento de frustração, de que não estamos a conseguir algo;
- exercer o poder de forma negativa sobre o outro.
Uma sugestão nesta fase, para aqueles que gostam mais de desporto ou de actividade física, passará por libertar a energia de frustração ou mais contida praticando algum exercício que ajude a soltar alguma tensão.
Na realidade, é importante referir que é sob estas influências que muitas vezes conseguimos mover-nos e sair da inércia e zonas de conforto a que às vezes nos agarramos. A configuração Saturno/Nodo Sul/Plutão em capricórnio tem vindo a pedir uma limpeza e mudança na nossa própria rigidez e necessidade de controlo, de status. Só com novo espaço, a abertura de gavetas limpas e vazias, poderemos deixar entrar novas formas de nos nutrirmos, de nos aconchegarmos e de saber nutrir os outros. A necessidade de equilíbrio das diversas componentes da nossa vida (lar, família, carreira) é impreterível.
A conjunção de Marte ao Nodo Norte e trígono a Neptuno, assim como o sextil de Saturno a Neptuno podem ajudar-nos a vislumbrar o caminho que queremos seguir, pelo que é importante aproveitar os aspectos favoráveis deste mês para:
- agir com a mais pura das intenções, com o coração e não com o ressentimento;
- fazer acontecer os nossos sonhos com auto-disciplina, delineando os passos necessários para a sua concretização;
- registar os rasgos de criatividade que nos possam surgir.
Os signos cardinais, Carneiro, Balança, Caranguejo e Capricórnio poderão sentir com maior intensidade os aspectos mencionados, principalmente os nascidos entre os dias 8-21 dos respectivos signos.
Muito mais haveria para referir, mas deixaremos para análises posteriores a culminar no eclipse de 2 de Julho.
Todos as influências mencionadas terão maior ou menor intensidade consoante o próprio mapa natal de cada pessoa e os aspectos que possam aí registar, pelo que não invalida uma análise personalizada.