a

LYS é o seu espaço de acolhimento e conexão com a sua essência, o seu brilho interior, os seus sonhos e fantasias, sem limites…

+351 968 349 118
info@lys-lightyoursoul.com

banner blog

Blog

lys-OE-Bergamota-3parte

 

Bem-vindos à 3ª e última parte do artigo sobre o Óleo Essencial de Bergamota.

Para acompanhar desde o início ou para relembrar, pode fazê-lo aqui.

 

ÓLEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA

Conforme artigo anterior retomando a informação, o óleo essencial de Bergamota é efectivamente um óleo muito completo e com excelentes resultados ao que se propõe.

Há imensas fórmulas e sinergias nos livros e sites de aromaterapia que podem ser seguidas, no entanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Cada ser humano é único e de características únicas, quer fisica, mental, emocional e espiritualmente. Tudo isto influencia o resultado de qualquer terapêutica. E, apesar de já muitos estudos científicos comprovarem o benefício do OE de Bergamota em estados depressivos, ansiedade, etc, na realidade o estudo personalizado de cada ser é que vai decidir se este é o óleo mais eficaz para determinado tratamento, tendo em conta outros factores para além da manifestação da patologia.

lys-oleo-essecial-de-bergamota

As sugestões referidas já a seguir resultam da minha experiência pessoal, isto é, da interação da essência de cada óleo com a minha essência, da experiência de pessoas próximas e mentores. Acredito que possa resultar com alguns, no caso de aplicação a níveis mais suaves como o relaxamento, e não resultar em outros, no caso de verdadeira aplicação terapêutica de patologia clínica sem um estudo rigoroso do ser humano como um todo.

A marca que recomendo é a Florame, pois apresenta todos os requisitos de segurança e certificação das entidades europeias competentes. Além disso, foi com esta marca que testei os efeitos. Com outras não consegui os mesmos resultados. Continuo a analisar novos produtores e fornecedores e, à medida que for confiando na sua qualidade, irei igualmente introduzir na LYS. Felizmente, é um mercado que cada vez com maior rigor e exigência, pelo que marcas de qualidade vão surgindo.

 

Nada do exposto nos artigos invalida uma consulta personalizada com um aromaterapeuta certificado.

 

APLICAÇÃO PRÁTICA

 

A – Relaxamento/redução da ansiedade/para ajudar a adormecer
– Inalador:

Imagem: ybmc.nl

Nota: as gosta de Lavanda e Bergamota podem variar em +1 ou -1. No caso do Ylang Ylang, 1-2 é o ideal tendo em conta que é um óleo mais pesado e intenso de aroma.

 

A aplicação deste óleo tem inúmeras opções para redução da ansiedade e stress, para acalmar a mente e, simultaneamente, como estimulante do espírito, pelo que tudo dependerá também do gosto e identificação de cada um com determinados OE. Nesta mistura, podemos igualmente usar o OE Laranja doce (Citrus Sinensis) e OE Incenso (Boswellia Carterii) em substituição da Lavanda e o Ylang Ylang.

 

– Difusor:
Difusor Ultrassónico de Óleos Essenciais Midnight Blue
Num frasco de 5ml, incluir até 30 gotas dos seguintes óleos:
– Bergamota, Lavanda, Laranja Doce, Salva Sclarea, Mangerona (por exemplo).
ou
– Bergamota, Salva Sclarea e Camomila Romana.
Colocar num difusor 2-3 gotas desta sinergia.

 

 

– Banho

fonte: canva

– 1 gota de OE Bergamota

– 3 gotas de OE Lavanda

– 1/2 copo de sal dos hymalaias

– Óleo vegetal/carreador

 

 

– Massagem:
Numa diluição de 2% a sinergia e de 0,4% da Bergamota
a

– 2 gotas de OE Bergamota

– 5 gota de OE Tomilho Linalol (Thymus Linaloliferum)

– 5 gotas de OE Incenso (Boswellia Carterii)

– 30 ml óleo vegetal/carreador (óleo de sésamo, de amêndoas doces, etc…)

 

Ou massagem nos pés antes de adormecer: 2 gotas de OE Bergamota com óleo carreador.

 

O composto químico Acetato de Linalil do OE da Bergamota é o factor que contribui para ajudar a reduzir o stress e a acalmar, tornando ao mesmo tempo estimulante.

 

B – Antiflatulento

 

– Inalador
– 5 gotas de OE Bergamota
– 5 gotas de OE Gengibre (Zinziber Officinalis)
– 5 gotas de OE Cardamomo (Elettaria Cardamomum)

 

 

C – Síndrome de Pernas Inquietas/Antiespasmódico

 

– Massagem:

lys - massagem-pés

6 gotas de OE de Bergamota
7 gotas de OE de Ciprés (Cupressus sempervirens)
7 gotas de OE Mangerona (Origanum majorana)
30 ml Óleo carregador

 

 

D – Regularização do periodo menstrual (redução do fluxo)
– Inalação:

fonte: canva

Inalar 3x/dia, por 10 minutos, começando 1-2 dias antes do início e prolongar pelo periodo menstrual.
(com a devida técnica de inalação de inspirar pelo nariz, reter e expirar).

 

 

 

Conforme se pode constatar, são inúmeras as fórmulas e as aplicações possíveis.
Eu pessoalmente uso o OE bergamota igualmente no desodorizante, em problemas de pele relacionados com acne/oleosidade, dores musculares, infecções urinárias, gripes, febre, …

Sabendo as propriedades terapêuticas, as precauções necessárias e conhecendo vários métodos de aplicação, podemos elaborar diferentes amostras com sucesso. Basta ter o conhecimento, a experiência e o cuidado do levantamento das necessidades e características de cada pessoa.

Em última instância e, considerando sempre como uma das mais eficientes utilizações, é a inalação directa do óleo.
Desaconselho a ingestão, por não se reconhecer qualquer mais-valia dessa forma de uso no caso deste óleo.

 

Cuidados sempre no caso de gravidez, epilepsia, doenças auto-imunes, cancro ou outras condições médicas graves. Em crianças, ter em conta a % de diluição recomendada para a idade.

 

O OE de Bergamota é um óleo que emocionalmente pode ajudar a libertar raiva reprimida, auxiliar bastante em momentos de ansiedade e stress e, desta forma, aliviar fisicamente a tensão na cervical daí resultante.

Há sempre tanto a dizer que a informação nunca será demais no que diz respeito aos óleos essenciais. No entanto, mais importante… nada supera a experiência da sua inalação e das sensações que individualmente nos provocam.

 

Espero que fiquem tão apaixonados por este óleo como eu e que possam de alguma forma usufruir de todo o seu potencial terapêutico.

 

Qualquer esclarecimento adicional, entre em contacto.

 

 

Nota importante:

Numa altura em que o uso dos Óleos Essenciais parece ser recomendada por muitos consultores de diferentes marcas, ainda que sem a formação adequada em Aromaterapia, é importante referir que apesar de ser um método terapêutico natural, os óleos essenciais apresentam na sua constituição diversos componentes químicos que interagem com o ser humano de diversas formas. O seu uso incorrecto pode sim causar danos. Procure sempre o conselho de um Aromaterapeuta Certificado.

 

 

Fontes:

https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/citrus-aurantium

https://aromaticplant.org/blog

Tisserand, Robert and Rodney Young. A Guide for healthcare professionals.

Worwood, Valerie Ann. The Complete Book of Essential Oils and Aromatherapy.

Costa, Dra. Raquel. Manual de Aromaterapia Biológica I.

Comments

  • Regiane Alves
    31 de Julho, 2020

    Ola estou aprendendo muito com vc, gratidão por todo estudo e conhecimento. Estou fazendo um trabalho e com certeza colocarei vc como referencia ♥

    reply

Leave a Comment: