a

LYS é o seu espaço de acolhimento e conexão com a sua essência, o seu brilho interior, os seus sonhos e fantasias, sem limites…

+351 968 349 118
info@lys-lightyoursoul.com

banner blog

Blog

Este artigo com referências de estudos científicos sobre o mecanismo da inteligência vegetal vem demonstrar o crescente interesse e fascínio pela autonomia e sensibilidade das plantas.
Todos os compostos químicos voláteis encontrados em diferentes plantas são produzidos para fazer face a necessidades específicas de sobrevivência de cada espécie como resposta a estímulos externos no meio ambiente em que estão inseridas, ao seu próprio desenvolvimento, e servem como ferramentas de comunicação com outras plantas, animais, insectos,…
O ser humano apresenta na sua constituição os mesmos compostos químicos, pelo que os OE vão interagir com o corpo humano ligando-se a outra moléculas específicas, resultando em reacções químicas e eléctricas que vão estimular determinadas reacções de ordem fisiológica e psicológica. Simples.

Alguns pontos do artigo que vale a pena ler!

🌿 “A inteligência das plantas revelada – Pesquisas recentes mostram que as plantas têm linguagem, memória, cognição e são capazes de fazer escolhas”
“Plantas leem ao menos vinte parâmetros diferentes do ambiente e integram toda essa informação sensorial a suas células e tecidos para responder de maneira inteligente – senão, elas não sobreviveriam. Isso requer memória, aprendizado, uma forma de cognição.”
● “Diversos estudos publicados ao longo dos últimos dez anos provaram que um vegetal se reconhece como um ser único e percebe quando outras plantas ou animais tentam invadi-lo. Além disso, relaciona variáveis como níveis de água e luz e, de acordo com o que viveu no passado, toma decisões. Escolhe crescer para um ou outro lado ou abandonar ou manter suas folhas para economizar energia.

A LÍNGUA DAS PLANTAS: “Um dos estudos mais recentes, divulgado no fim do ano passado na revista Ecology Letters, mostrou como as plantas se comunicam por meio de compostos voláteis.
🌿 Viajando pelo ar, eles avisam outras árvores sobre a presença de herbívoros potencialmente perigosos – as folhas recebem a mensagem e tornam-se mais resistentes às pragas.”
🌿 “As plantas interagem com os homens, reagem a seus pensamentos e ações e têm memória de eventos traumáticos.”

SINAPSES VEGETAIS: “As plantas emitem sinais elétricos – semelhantes a sinapses dos neurônios – para enviar informações entre uma célula e outra.”

DEFESA VEGETATIVA: “Nos últimos meses, descobriu-se como funciona a clássica associação entre plantas e as formigas que as defendem de pragas e animais herbívoros como vacas e cavalos.”
🌿 “Os vegetais manipulam os insetos e os deixam sem outra alternativa para buscar alimento”, diz o pesquisador. Isso acontece por meio de elementos químicos secretados pela planta que “viciam” as formigas e fazem delas uma verdadeira tropa de defesa.”

🌿 “Ele explica como um pé de tomate infectado por uma doença avisa os outros por meio de micorrizas, fungos que surgem nas raízes. Ao lado das micorrizas, os tomates produzem enzimas defensivas, tornando-se mais resistentes a doenças. Os pesquisadores concluíram que esse pode ser um tipo de comunicação vegetal subterrâneo.”

VALE A PENA LER O ARTIGO COMPLETO.
Fonte: https://veja.abril.com.br/…/a-inteligencia-das-plantas-rev…/

Produtos: https://lys-lightyoursoul.com/oleos-essenciais/

 

❤️

 

 

Liliane Nunes
Aromaterapeuta Certificada pela Escola de Aromaterapia Biológica de Dra. Raquel Costa

Foto: canva

Leave a Comment: